13 janeiro, 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 13

O número 13 de má fama e objeto de tantos receios e superstições deve em parte a sua reputação por ser um número que desfaz o equilíbrio do 12, este sim, um número de bons augúrios e profusamente citado na Bíblia: as doze tribos de Israel, os doze discípulos de Jesus…. Também o livro do Apocalipse se refere ao 13 como o número da besta, o anticristo.

A mitologia nórdica refere um alegado jantar em que o pai de todos os deuses, Ódin, ofereceu para doze convivas – eram todos eles também deuses, claro – e que um décimo terceiro deus, por não ter sido convidado por ter mau feitio, armou uma confusão tremenda da qual resultou a morte de um dos presentes. Conclusão, reuniões com treze elementos acabam sempre em desgraça.

Tudo coisinhas más que o fatídico número atrai, mas a Sexta-Feira não lhe fica atrás.

Para começar, in illo tempore, parece que o grande dilúvio foi numa sexta-feira, que Adão e Eva comeram o fruto proibido numa sexta-feira e acabaram expulsos do Paraíso, mas que também Abel matou o irmão Caim no mesmo dia da semana.  

Jesus Cristo, também convocou uma ceia (a sua última) numa quinta-feira com os seus doze apóstolos, mas, atraiçoado por Judas, vem a morrer no dia seguinte, uma sexta-feira.

A Igreja Católica, na sua saga de conversões, ao ter demonizado Frigg, deusa nórdica esposa do já referido Ódin, desencadeou a sua fúria, tendo ela convocado todas as bruxas e demónios das suas relações para infernizarem e amaldiçoarem a humanidade. Quando saíam à rua? Às sextas-feiras.

Mas será provavelmente a Ordem do Templo a principal responsável pela má fama do par Sexta-Feira/Dia 13.

Reza a história, mais as pinceladas da lenda, que foi numa sexta-feira,13, que o rei de França Filipe IV com a tolerância do papa Clemente V, ordenou a prisão de todos os Templários do seu reino e a confiscação dos bens da Ordem. O terror ficou assim associado a essa data fatídica, 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.

Portanto tenham cuidado. Evitem almoços, jantares ou ceias com treze elementos. Vai correr mal. E principalmente neste dia, não passem debaixo de escadas, não se cruzem com gatos pretos nem quebrem espelhos. Os resultados podem ser funestos. Mas se já o fizeram, por descuido ou por desconhecimento, e não sofreram dano de maior... foi porque as potestades dos infernos estavam distraídas ou não o acharam merecedor da sua fúria nem do seu precioso tempo. Com certa gente é melhor passarmos despercebidos...

Sem comentários:

SEXTA-FEIRA, DIA 13

O número 13 de má fama e objeto de tantos receios e superstições deve em parte a sua reputação por ser um número que desfaz o equilíbrio do ...